terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CRIMES FINANCEIROS - QUADRILHA TINHA MILITARES DA AERONÁUTICA COMO CLIENTES

PF combate quadrilha acusada de crimes financeiros em MG. Serão cumpridos oito mandados de prisão, além de apreensão de carros e imóveis. O Globo. 31/01/12 - 9h44

SÃO PAULO - A Polícia Federal realiza, nesta terça-feira, a Operação Gizé, em Minas Gerais, para prender acusados de integrar uma quadrilha que cometia crimes financeiros contra a administração pública, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. Serão cumpridos oito mandados de prisão temporária, sendo três em Belo Horizonte e cinco em Lagoa Santa.

De acordo com a PF, integram o grupo de criminosos administradores, empregados e colaboradores da empresa Filadélphia Empréstimos Consignados Ltda e outras empresas coligadas. Militares da Aeronáutica são a maioria dos clientes da empresa.

Foram coletados vários indícios de que a organização criminosa investigada estaria captando recursos de terceiros e os remunerando com valores acima dos praticados pelo mercado, emprestando dinheiro a juros e operando no ramo de seguros automotivos sem autorização do Banco Central do Brasil, da CVM - Comissão de Valores Mobiliários e da SUSEP - Superintendência de Seguros Privados.

Os investigados responderão por estelionato, formação de quadrilha, falsidade documental, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, e outros crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. As penas, somadas, podem chegar até noventa anos de prisão.

Também estão sendo apurados a contratação de financiamentos irregulares, mediante fraudes e pagamento de vantagens indevidas, em detrimento do patrimônio da Caixa Econômica Federal e de outras instituições financeiras privadas, além de outros crimes como sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

A operação cumpre ainda 18 mandados de busca e apreensão, 20 mandados de arresto (apreensão de bens dos acusados) de imóveis e 40 de automóveis, além de bloqueio de contas bancárias.

A investigação tem o conhecimento e a colaboração do Comando da Aeronáutica e da SUSEG – Superintendência de Segurança da Caixa Econômica Federal em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário