quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

FRAUDE SOBRE RODAS: QUADRILHA MAQUIAVA CARROS PARA VENDER

Quadrilha maquiava carros para vendê-los no Estado. Veículos com perda total eram adquiridos em leilões e tinham documentos falsificados no Interior - LUANE MAGALHÃES, ZERO HORA 09/02/2012

Uma quadrilha que vendia carros adulterados para ocultar batidas foi desarticulada ontem no Vale do Rio Pardo. Seis pessoas foram presas e 11 automóveis, computadores e documentos, apreendidos.

Os veículos eram trazidos de outros Estados e tinham a documentação modificada no município de Passa Sete. Em dois anos, o grupo pode ter movimentado até R$ 10 milhões na venda de 309 carros.

A operação realizada de forma conjunta entre Ministério Público, Polícia Civil e Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na manhã de ontem, com o cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão, desarticulou um esquema que vinha sendo investigado há pelo menos dois anos nas cidades de Sobradinho, Passa Sete, Lajeado, Estrela e Cruzeiro do Sul.

– Membros da quadrilha compravam carros em leilões de empresas seguradoras, na sua grande maioria de São Paulo (SP), por um preço baixo e traziam para o Estado, onde a documentação dos veículos era “esquentada” no Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) do município de Passa Sete. Os carros eram revendidos pelo preço normal para pessoas de boa-fé – explicou João Afonso Silva Beltrame, promotor de Justiça de Sobradinho.

Entre os veículos mais procurados pela quadrilha estava o modelo Corolla, da Toyota. Os carros comprados em outros Estados eram leiloados por preços mais baratos por terem situação de perda total decretada. Se fossem necessários, reparos eram feitos nos veículo.


Veículos tinham preço de seminovos

Conforme a polícia, no CRVA, a documentação era alterada para que o passado do veículo fosse modificado e as restrições quanto aos danos anteriores, apagadas. Mais tarde, os carros eram vendidos pelo preço de mercado de veículos seminovos. Segundo as investigações, a quadrilha vendia cada carro por valores 120% a 240% a mais do que havia pago por ele.

Seis pessoas foram presas preventivamente inclusive o coordenador do CRVA de Passa Sete, João Baptista dos Santos Neto. Outros cinco foram encaminhados para o Presídio Estadual de Sobradinho. Zero Hora não conseguiu contato com os advogados dos presos. Conforme a delegada Flávia Colossi Frei, os homens não prestaram depoimento e devem ser ouvidos em juízo.

Segundo Ministério Público, todos os suspeitos de envolvimento na fraude já haviam sido denunciados no final de janeiro pelo MP pelos crimes de formação de quadrilha, inserção de dados falsos em sistemas de informações, falsidade ideológica, corrupção ativa e corrupção passiva.

Conforme Beltrame, caso os carros apresentem problemas, as vítimas poderão entrar com ações contra os integrantes da quadrilha.

Com base nos documentos apreendidos, as investigações devem seguir nos próximos dias. Segundo o delegado Vinícius Batista do Valle, caso haja desconfiança da procedência do veículo, os proprietários devem procurar a Polícia Civil e registrar o fato para que o caso seja investigado.

2 comentários:

  1. Comprei um Corolla 2001 no ano de 2007. Comprei este carro no Galao em Canoas que diz no site que averigua cada carro e blah blah blah.
    O carro ja tinha tido 7 proprietarios antes de mim
    e quando investiguei com o DETRAN o hostorico do carro mostrou ter tido perda total em SP creio no segundo dono!!!. Galao disse que o carro tinha 1 proprietario antes de mim! Confrontei o Galao sobre o historico e ele disse que nao investiga os carros e que nao sabia!!!! Em todo o caso, paguei 26,000 pelo carro - preco de seminovo em otimas condicoes. O radiador estava indentado, a ventoinha do a/c completamente estraçalhada devido a este acidente. O carro tinha sido re-comprado pelo Holland Seguro (ou nome aparecido) e vendido parece a esta turma de malandros.
    Portanto fui prejudicada 2 vezes. 1. pela quadrilha e 2. pelo Galao de Canoas (vendedor de carros usados) que tinha sido recomendado a mim por um amigo de infancia que decerto nao desconfiou que o Galao tiraria vantagem de mim.
    Estou cansada de tanto trapaceiro na minha vida.
    Por favor, Jorge Bengochea, passe esta informaçao ao Promotor de Justica de Sobradinho ou ao Delegado Vinicius do Valle.
    Tenho certeza absoluta que meu carro foi parte desta trapaça. O historico mostra que foi para o interior do RS. O carro agora tambem demonstra que foi maltratado devido aos problemas que ja acusa. 7 donos em 6 anos!!! Da?

    ResponderExcluir
  2. Mas nao adianta nada mesmo estar perdendo tempo com isto. O Brasil e' um caos e um desastre nas suas Leis. Ate o Galao disse que pelas Leis ele nao fez nada de errado. As pessoas tentam tirar ventagem de todos. Esta e a cultura do Brasil.
    Vergonha para este Pais tao desonesto.

    ResponderExcluir