terça-feira, 12 de agosto de 2014

FRAUDE NA OBTENÇÃO DE VAGAS EM CRECHES

ZERO HORA 12/08/2014 | 07h59

Polícia apura fraude na obtenção de vagas em creches de Canoas. Suspeitos usariam nomes de pessoas que precisavam de vaga para fazer pedido na Justiça


por Adriana Irion


Quatro pessoas foram presas nesta manhã no esquema de desvio de verbaFoto: Polícia Civil / Divulgação


A Delegacia Fazendária do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) desencadeou na manhã desta terça-feira uma operação para coibir fraudeenvolvendo falsas declarações para obtenção de vagas em creches em Canoas. Quatro pessoas foram presas e três foram conduzidas para prestar esclarecimentos.

São suspeitos de envolvimento um suplente de vereador, um advogado e umbacharel em Direito— dono de uma creche. A polícia apura também se há funcionários públicos envolvidos. Também estão sendo cumpridos mandados de busca na Secretaria Municipal de Educação.

Conforme a polícia, o grupo ingressava com ações na Justiça pleiteando vagas em creches municipais. Quando não era possível, a Justiça destinava um valor indenizatório para que o interessado buscasse uma creche privada. A instituição escolhida era de propriedade de um dos suspeitos, que embolsaria o valor sem beneficiar nenhuma criança.

Até o momento, a Polícia Civil apontou pelo menos 40 pessoas lesadas pela fraude — famílias que ficaram sem vagas em creches para seus filhos e que nunca receberam a indenização da prefeitura. O número de casos afetados pelo esquema pode ser ainda maior, já que a fraude viria ocorrendo há cerca de três anos.

Escritório de advocacia ofereceria ações indenizatórias a famílias carentes que não conseguiam vagas em creches
Foto: Polícia Civil, Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário