segunda-feira, 31 de outubro de 2011

GOLPE DO VEÍCULO FINANCIADO

OFERTA CRIMINOSA. Golpe em veículos financiados se espalha - FÁBIO ALMEIDA | RBS TV, zero hora 31/10/2011

Veículos de luxo são vendidos por valores mais baixos que carros populares usados em um golpe que se espalha pela internet. Na rede, existem muitas ofertas e até comunidades em sites de relacionamento só para a negociação dos carros NPs (significa Não Pago).

Os golpistas compram os carros parceladamente, retiram o veículo e depois somem após pagar uma ou duas prestações. Para conseguir fazer os financiamentos, os estelionatários usam o nome de laranjas, gente que empresta os dados em troca de dinheiro, ou utilizam documentos falsos com os dados de qualquer pessoa.

As financeiras e os bancos dificilmente conseguem localizar os veículos, porque os carros são registrados em endereços falsos. Os automóveis, então, são colocados à venda por um preço muito menor ao praticado no mercado.

Em Chiapetta, a 500 quilômetros de Porto Alegre, no noroeste gaúcho, um morador da cidade está sofrendo por ter sido envolvido em um golpe. Seu nome foi usado na compra de quatro automóveis. O crédito dele foi abalado, e o nome parou no SPC e no Serasa.

Com os dados da vítima, a reportagem da RBS TV investigou a localização dos veículos. Um dos carros (Focus) foi multado no Estado de São Paulo. Outro (Sandero) cometeu infrações em Gravataí, na Região Metropolitana. O terceiro (Jetta) foi parar em um depósito do Detran. O carro só foi apreendido depois que o motorista, um homem foragido da Justiça, tentava negociar o veículo com outra pessoa. O quarto carro (Bravo) foi flagrado passando pela avenida principal de Alvorada pela reportagem do Teledomingo, da RBS TV.

Para a delegada Vivian do Nascimento, da delegacia de Roubos de Veículos, existem falhas:

– A polícia não tem como saber a situação do carro em uma blitz. Não há como saber como ele foi adquirido. Como os automóveis não foram roubados nem furtados, eles estarão limpos nos documentos.

Os motoristas que compram carros nesta situação conseguem circular por cerca de um ano. As financeiras entram na Justiça para obter mandados de busca e apreensão, e o proprietário não consegue mais pagar os impostos anuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário