terça-feira, 24 de setembro de 2013

DESVIO DE AÇÕES JUDICIAIS

ZERO HORA 24 de setembro de 2013 | N° 17563

AÇÕES JUDICIAIS. Grupo desviaria indenizações

Ex-integrante do Sindicato dos Bancários estaria à frente de esquema que teria embolsado R$ 5 mi



Pelo menos R$ 5 milhões teriam sido desviados de ações trabalhistas coletivas por um grupo comandado por ex-funcionário do Sindicato dos Bancários da Capital e Região (SindBancários). Sete pessoas são investigadas pela Polícia Civil e 50 teriam sido prejudicadas.

Resultado de investigações de mais de um ano iniciadas após denúncia do próprio SindBancários, a Operação Ourives foi deflagrada ontem pela Delegacia Fazendária (Defaz) e resultou na apreensão de 11 carros, sete revólveres, joias, documentos, computadores. Três pessoas foram presas por porte ilegal de armas. Os suspeitos não tiveram os nomes divulgados.

A investigação começou depois de suspeita do sindicato em relação ao enriquecimento desproporcional à renda de um funcionário da tesouraria. O dinheiro tinha origem nos valores a receber pelos trabalhadores em processos coletivos. Em razão do tempo entre o ingresso da ação e a sentença favorável, alguns bancários acabaram esquecendo de retirar os recursos sob responsabilidade do SindBancários. O ex-tesoureiro sacava os valores e, em seguida, transferia para pessoas envolvidas no esquema. O grupo passou a adquirir casas, fazendas e carros.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Porto Alegre, Alegrete e Linhares, no Espírito Santo, para onde um dos suspeitos se mudou. Além das apreensões, duas fazendas e casas ficaram indisponíveis e contas bancárias foram bloqueadas para garantir futuros ressarcimentos.

De acordo com o delegado adjunto da Defaz, Daniel Mendelski Ribeiro, o esquema ocorreria desde 2004 e envolveria um tesoureiro e um conselheiro do sindicato. Ambos foram desligados ainda no início de 2012. Segundo o sindicato, os bancários prejudicados com o desvio dos valores já foram ressarcidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário