quinta-feira, 19 de setembro de 2013

FRAUDE NO PREGÃO

ZERO HORA 19 de setembro de 2013 | N° 17558

INFORME ESPECIAL | TULIO MILMAN

Pregão 1

Passa de 50 o número de vítimas da possível fraude praticada por agentes autônomos de investimentos no mercado de ações a partir do Rio Grande do Sul.

Entre os que sofreram prejuízos, figuras conhecidas no meio jurídico, como o vice-presidente nacional da OAB, o gaúcho Claudio Lamachia, e pelo menos dois magistrados. Um deles é Luiz Fernando Cabeda, desembargador aposentado do TRT de Santa Catarina. O escritório de Lamachia, em Porto Alegre, é responsável por uma das ações contra a DF Trade e seus sócios, Fabiano Teixeira e Desirre Pacheco.

O Informe Especial telefonou ontem para a empresa pelo menos três vezes, mas ninguém atendeu.



Pregão 2

Na semana passada, a Polícia Federal do Rio Grande do Sul deflagrou a Operação Churning, que apreendeu documentos e provas relacionados à possível fraude.

Inicialmente, o número de vítimas havia sido estimado em sete e os prejuízos calculados em R$ 2,5 milhões, mas deve ser 10 vezes maior – R$ 25 milhões.

– Muita gente veio até nós depois que publicamos o e-mail delefin.rs@dpf.gov.br” – disse o delegado Sérgio Busato, responsável pelas investigações.



Pregão 3

A suposta fraude se dava através de diversas operações de compra e venda de ações. Em vez de favorecer os clientes, os operadores buscavam apenas o lucro com as comissões de corretagem.

A Votorantim, corretora que havia credenciado os agentes, já ressarciu os prejuízos das vítimas e está acionando judicialmente os responsáveis pelo golpe.

As investigações da Polícia Federal continuam e devem ampliar o número de envolvidos.

O coração da Praça Otávio Rocha, no centro da Capital, está ganhando um novo espaço. O Café da Praça abre suas portas no dia 1º de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário